domingo, 29 de maio de 2011

O que é o sonho? Alguns estudos: Ondas Cerebrais, Sono e Sonho



Ondas Cerebrais

As OCs são grandes grupos de sinais do potencial elétrico que ocorre nos nossos hemisféricos cerebrais. De acordo com o padrão de ondas cerebrais podemos caracterizar as atividades no nosso cérebro. Essas ondas são medidas pelo eletroencefalógrafo.

Os impulsos elétricos são medidos em ciclos por segundo, a unidade de medida é o Hertz (Hz).

Qual a importância de conhecermos o que são OCs?

Através das ocs podemos verificar o que esta acontecendo com o nosso cérebro, medindo até o nosso nível de lucidez em determinado momento.

A cada 7 ou 8 horas de sono, as pessoas chegam a sonhar 90 minutos, distribuídos em 4 ou 5 ciclos do sono. Com isso podemos comprovar que todas as pessoas sonham, embora muitas não lembram.

Basicamente são quatro tipos de ondas cerebrais:

Beta ( β ): tipo de onda de 14-30 Hz, que corresponde a vigília, se fossemos medir agora nossas ocs  todos nós estaríamos entre 14 e 30 Hz. Este estado acompanha todos os tipos de atividades cotidianas e intelectuais no estado de vigília.

Alfa ( α ): tipo de onda de 8-13 Hz, refere-se ao estado de alerta passivo ou relaxamento leve, geralmente ocorre quando estamos de olhos fechados, ou seja, um relaxamento físico e mental, em condições de tranqüilidade.

Theta ( θ ): tipo de onda que apresenta de 4-7 Hz, este tipo de onda é freqüente quando estamos em sono leve.

Delta ( δ ): tipo de onda mais lenta, de 1-3 Hz, surge em nosso estado de sono profundo. 

Sono

O sono tem 4 tipo estágios que cada vez fica mais profundo:

Estágio 1: Sono leve ou ligeiro;

Estágio 2: Sono confirmado: maior relaxamento, mioclonias, sensação de queda;

Estágio 3: Sono profundo: atividade cerebral menos intensa, estado de relaxamento profundo.

Estágio 4: Sono muito profundo, movimentos físicos são raros, refere-se com a recuperação do físico, ou seja, reprodução e recuperação celular.

O sono é classificado em MOR (movimentos oculares rápidos) e não MOR.

Os sonhos acontecem nos MOR. O primeiro sonho dura cerca de 10 minutos e nas fases seguinte vão se ampliando podendo chegar de 30 a 45 minutos nos últimos sonhos pela manhã, esses são os facilmente lembrados.

A hipótese mais aceita hoje sobre uma função importante do sonho é desmanchar as redes neuronais indesejáveis evitando uma sobre carga que possa reduzir a eficiência do cérebro. (Prêmio Nobel Francis Crick em 1953).  Pela fisiologia o sonho é a forma do nosso Sistema Nervoso Central desintoxicar-se das substâncias geradas durante o dia e não necessárias ao organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário